Facebook Galeria dos Arcos e Galeria Lunara

www.facebook.com/galerialunara



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Luci Kühn inaugura exposição na Galeria dos Arcos

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, inaugura no dia 11 de agosto de 2011, às 19 horas, na Galeria dos Arcos (Térreo da Usina do Gasômetro), a exposição fotográfica ACOMPANHANDO O TEMPO: Um Olhar Sobre a Street Art, de Luci Kühn.

A exposição apresenta 10 imagens que revelam um olhar sobre a street art, questionando espaços públicos como fonte de expressão de arte.
Também é um olhar sobre seus autores e suas interferências, acrescentando a visão do fotógrafo ao trabalho do artista gráfico.

Todas as fotos são digitalizadas e editadas em Photoshop, alterando a cor original do trabalho do artista de rua e dando ênfase em detalhes não percebidos ao primeiro olhar. Com a negativação e processo cruzado, trabalhado em camadas, a artista cria a aparência de textura e volume, mostrando o traço do artista com mais destaque.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 21h, até o dia 11 de setembro.

Abaixo, texto de Adriana Franciosi, jornalista e fotógrafa do jornal Zero Hora, falando sobre o trabalho de Luci Kühn.

_______________________


“A foto me toca se a retiro do seu blábláblá costumeiro: “Técnica”, “realidade”, “reportagem”, “arte”, etc.: Nada a dizer, fechar os olhos, deixar o detalhe remontar sozinho à consciência afetiva”. Assim Roland Barthes definia a fotografia que lhe impressionava.

E foi com um olhar atento ao urbano que a fotógrafa Luci Kühn captou no detalhe dos grafites à passagem do tempo. Com a antiga discussão superada entre pichação e grafite. Sendo esta última já reverenciada desde a década de 70, com artistas de rua como Jean-Michel Basquiat, em Nova Iorque; e o trabalho contemporâneo nas ruas de Londres de Banksy. O grafite já é uma arte incorporada na maioria das grandes capitais do mundo. Nos muros, prédios antigos ou velhas construções lá estarão os desenhos, marca registrada de cada artista que ali expõe sua arte. E Porto Alegre não é indiferente a street art com seus artistas locais, cada qual com um traçado muito pessoal.

E, embora alguns artistas desejem que sua obra tenha a imortalidade de uma pintura guardada em seguros museus, o grafiteiro abdica desta condição. Ali o desenho exposto à rua, à chuva, ao sol... tudo se transforma. O tempo corrói. O pigmento da tinta percorre o muro dando um traçado diferente daquele que o próprio artista imaginou. A fotografia de Luci é uma tentativa de dar continuidade ao que é impermanente. Ao fotografar os detalhes de uma obra na rua, sua tranformação, Luci recria uma outra arte. Uma leitura de um passante atento. E ela nos chama atenção para os elementos variados da urbanidade. Para a beleza dessa arte que se esvai a cada instante tal qual a vida.

Com uma técnica apurada, onde elementos de texturas e cores vibrantes se fundem, Luci usa todo seu conhecimento em novas tecnologias digitais sem perder a referência da essência da boa fotografia, ou seja, ângulos diferenciados e bem estruturados. E, por isso, conferir a exposição Acompanhando o Tempo – Um Olhar Sobre a Street Art é um roteiro que pode surpreender você.

Adriana Franciosi
Repórter-fotográfica e jornalista


LUCI KÜHN

ACOMPANHANDO O TEMPO: Um Olhar Sobre a Street Art

Galeria dos Arcos (Térreo da Usina do Gasômetro)

Abertura dia 11 de agosto de 2011, às 19h

Visitação até dia 11 de setembro de terças a domingos, das 9 às 21h

www.galeriadosarcos.blogspot.com

www.facebook.com/galeriadosarcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário