Facebook Galeria dos Arcos e Galeria Lunara

www.facebook.com/galerialunara



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Galeria dos Arcos recebe grupo "Baita Profissional"



A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura inaugura no dia 9 de setembro, quinta-feira, às 19h, a exposição coletiva Shanghai, reunindo 40 trabalhos de 15 fotógrafos que compõem um grupo que se auto-intitula Baita Profissional. O grupo é formado por Anderson Astor, Andréa Graiz, Carlos Stein, Eduardo Aigner, Edy Kolts, Fábio Del Re, Fabrício Barreto, Fernando Schmitt, Guilherme Ko Freitag, Lucas Cuervo Moura, Marcelo Curia, Paulo Backes, Ricardo Jaeger, Tamires Kopp e Ubirajara Machado, além dos fotógrafos convidados Ricardo “Kadão” Chaves (Editor de Fotografia do jornal Zero Hora) e Raul Krebs (fotógrafo publicitário e baterista).

paulo backes - ying_yang

O detalhe é que em Shanghai não há nenhuma foto de Shanghai. Ninguém foi até lá fotografar.
Na verdade, a pergunta que todos se fizeram foi, “o que fotografar com Shanghai?” A exposição nasceu de uma ideia bem humorada e provocativa, como grande parte das iniciativas dos “baita profissionais”.
Na época do predomínio absoluto da fotografia digital, um de seus membros descobriu à venda na Internet um filme preto e branco chinês de qualidade e marca completamente desconhecidos, chamado Shanghai GP3 100 Pan Film.
Da descoberta veio a provocação: quem gostaria de fotografar com Shanghai?

Andreia Graiz - s/título

Todos os quinze BPs aceitaram o desafio e dois convidados se agregaram em seguida ao projeto.
Por diversão, basicamente.
Para fotografar com um número de poses limitado e sem poder ver a imagem imediatamente.
Para se reunir um dia no laboratório da Casa de Cultura Mário Quintana e revelar os negativos.

Eduardo Aigner - Branco

Todos tiveram liberdade total e quatro filmes (dependendo da câmera usada tinha-se de seis a quinze fotogramas por filme). Cada um escolheu o que fotografar, o equipamento utilizado e a quantidade e o formato das fotos expostas. A única exigência, fio condutor do projeto, era usar o filme Shanghai.
Aos interessados, o grupo Baita Profissional mantém um blog e um site com banco de imagens http://www.baitaprofissional.com.br

Shanghai – Exposição Fotográfica
Grupo Baita Profissional e fotógrafos convidados
9 de setembro a 10 de outubro de 2010
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário