Facebook Galeria dos Arcos e Galeria Lunara

www.facebook.com/galerialunara



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Exposição fotográfica apresenta tradições da cultura Quilombola no país

Após visitar mais de 15 cidades brasileiras, chega a Porto Alegre a exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência, no próximo dia 08 de janeiro, no Centro Cultural Usina do Gasômetro - Galeria dos Arcos.

O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil, incluindo o Quilombo de Mumbuca, em Mateiros.A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.A exposição, que em Porto Alegre tem o patrocínio da Petrobras, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.
A mostra que se iniciou em 2007, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a mostra já circulou por 15 cidades brasileiras e oito cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima, Bogotá, Quito e Caracas. Nesta nova fase, estão programadas 15 exposições em todo o País, entre elas Maceió (AL - 26/01), Rio Branco (AC - 02/02), Juazeiro do Norte (BA - 06/02), entre outras.

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

SERVIÇO:

Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência

Local:
Centro Cultural Usina do Gasômetro
Galeria dos Arcos
Av. Pres. João Goulart, 551 - Porto Alegre
(51) 3289-8133 / 8135

Abertura:
08 de janeiro de 2010, às 19h

Visitação:
De 09 de janeiro a 07 de fevereiro de 2010
Terça a domingo das 10h às 22h
Entrada Gratuita

Patrocínio:
Petrobras

Apoio Institucional:
Ministério da Cultura
Secretaria Especial de Políticas para a Igualdade Racial - Seppir
Fundação Cultural Palmares
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
Centro Cultural Usina do Gasômetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário